Normas de Publicação


  1. Fonte: Times New Roman, Tamanho: 12; Espaço entre linhas: simples; Tabulação 1,25 cm; Configuração das Margens (todas) de 2,5 cm, Tamanho da Página: A4.

  2. Número de Páginas (inclusive ilustrações, anexos e bibliografia): Entre 8 e 10 páginas.

  3. Idioma: só poderão ser publicados textos na língua portuguesa.

  4. É de responsabilidade do autor a correção ortográfica e gramatical do texto.

  5. A redação do texto deverá respeitar as seguintes prescrições:

a) Título do Trabalho: Maiúsculas, Centralizado, Fonte Arial 18, negrito;

b) Nome do (s) autor (es): Arial, minúsculas, centralizado, fonte 16, negrito, com nota de rodapé numerada indicando a instituição a qual pertence cada autor, seu endereço para contato e e-mail.

c) Resumo: (somente para artigos): em português, contendo de 100 a 150 palavras, com indicação de três a cinco palavras-chave. Deve ser inserido antes do início do texto, separado por uma linha antes e outra depois.

d) Títulos e subtítulos: devem destacados no texto com uma linha antes e outra depois: Título: Arial, maiúsculas, negrito, fonte 14, esquerda; Sub-título: Arial, maiúsculas, negrito, fonte 12, esquerda.

e) Notas e comentários: deverão vir ao pé da página em fonte Times New Roman, Tamanho da Fonte: 9.

f) Tabelas, gráficos e figuras: deverão vir incluídos no texto, no local e seqüência em que serão publicados. Deverão ter, no máximo, as seguintes dimensões: 14 x 23 cm. Devem ser legíveis, concisos e referenciados no texto. As ilustrações poderão ser coloridas, sendo que os gráficos não devem envolver mais que 6 cores diferentes.

g) Equações: Devem constar no texto em estilo adequado. Autores devem deixar claro a distinção entre os diferentes tipos de letras e entre letras e números.

h) Citações Bibliográficas: deverão seguir o sistema de chamada autor-data conforme as normas da ABNT (NBR 10520) – apresentação de citações em documentos) e listadas alfabeticamente no final do trabalho.

6. As referências no texto devem ser citadas entre parêntesis na seguinte ordem: sobrenome do autor, ano de publicação e número da página.

7. Nas citações, as entradas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas, e quando estiverem entre parênteses devem ser em letras maiúscula.